QUEM SOMOS

A Companhia B de Teatro foi formada no final de 2005 e tem em seu elenco e equipe técnica artistas com habilidades diversas nas áreas de dança, circo e artes visuais.
Participou de importantes festivais e mostras de teatro como o Riocenacontemporânea (Rio de Janeiro - 2007), Prêmio SESC de Teatro Candango (Brasília - 2007), Cenacontemporânea (Brasília - 2007 e 2010), Galpão Convida (Belo Horizonte - 2008), 9° Festival de Teatro Ajagato (Portugal - 2008), Festluso (Teresina - 2009).
Com a peça Páginas Amarelas, sua primeira produção, conquistou prêmios no festival Riocenacontemporânea (Rio de Janeiro – 2007), nas categorias de Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora e Segundo Melhor espetáculo. Obteve, também, o Prêmio SESC de Teatro Candango (Brasília – 2007), na categoria de Melhor Direção.
Em seus trabalhos a Companhia discute e expõe questões relativas ao homem urbano e contemporâneo, a partir da investigação corpórea do ator. Cada trabalho implica pesquisa de diferentes linguagens, como a literatura as artes visuais, as histórias em quadrinhos, os textos dramáticos, o cinema, a música, o circo e a dança. O grupo explora e confronta estas diferentes formas de expressão artística a fim de transpô-las para a cena, não só pelo corpo do ator, mas também por meio do texto, do cenário, da sonoplastia, do figurino e da iluminação, buscando construir um significado pela estética do espetáculo.
Para investir na formação dos artistas, na reciclagem artístico-profissional e na troca de conhecimento empírico e teórico, a companhia dedica-se ainda a pesquisar e executar o cruzamento dos múltiplos elementos da linguagem cênica (direção, indumentária, cenografia, sonoplastia, iluminação, interpretação...), o que possibilita a todos os integrantes do grupo o domínio de cada uma destas funções.
A Companhia B de Teatro tem hoje em seu repertório: Adelaide, a Secretária, Páginas Amarelas, A Carne do Mundo, No Happy Ending, e CUBO.